Camisa da França - Eliminatórias da Copa de 2010

Camisa da França – Eliminatórias da Copa de 2010

Esta linda camisa azul francesa marcou história: foi a última fabricada pela Adidas, marca esportiva que confeccionava as camisas do “Les Bleus” desde 1972. No ano de 2010, a Nike passou a ser a responsável por criar os desenhos das camisas francesas, uma tarefa bastante difícil para a empresa americana, já que as feitas pela Adidas em todos estes anos, com uma ou outra exceção, sempre primaram pelo bom gosto.

Além de possuir esta marca história, tal camisa também esteve envolvida em uma polêmica: o toque de mão na bola do atacante francês Thierry Henry, que resultou no gol da França contra a Irlanda, na partida decisiva da repescagem para a Copa do Mundo de 2010.

A primeira partida da repescagem foi disputada no dia 14 de novembro de 2009, em Dublin, Irlanda, e a França venceu por 1 a 0, gol de Anelka. Bastaria para os franceses, na partida de volta no Stade de France, Paris, apenas um simples empate para já garantir a classificação para o Mundial, que seria disputado na África do Sul no ano seguinte. Mas Robbie Keane fez 1 a 0 para os irlandeses, calando os 80 mil torcedores franceses presentes no estádio.

Como foram 2 resultados iguais (vitória dos visitantes por 1 a 0), a partida foi para a prorrogação. Aos 13 minutos do primeiro tempo, após cobrança de falta de Malouda, o atacante Thierry Henry dominou e ajeitou a bola com o braço dentro da pequena área, e tocou para Gallas empatar a partida. Os irlandeses reclamaram muito do lance, mas o juiz não voltou a trás e a partida seguiu com a vitória francesa e sua consequente classificação para a Copa.

Depois do jogo, Henry admitiu ao zagueiro irlandês Richard Dunne que ele havia ilegalmente colocado a mão na bola.

Este incidente fez com que até o governo irlandês entrasse em contato com o Fifa, pedindo o cancelamento da partida, mas tal solicitação não foi atendida: a Irlanda ficou fora da Copa de 2010.

Confira esta bela camisa na galeria de fotos.